Conheça as principais dúvidas sobre o Plasma de Argônio
Equilibrium - Centro Terapêutico da Obesidade
Telefone Equilibrium Facebook

Gastroenterologia

Clínica e cirurgia do aparelho digestivo; Cirurgia bariátrica (obesidade) e metabólica...

Conheça as principais dúvidas sobre o Plasma de Argônio

Data: 18/03/2019

Uma das maiores preocupações de quem realiza a cirurgia bariátrica é a possibilidade de retornar ao peso perdido. Estudos mostram que a possibilidade disso acontecer é de 20%, após alguns anos de operação. Em pessoas que têm obesidade grau 3 ou mais, o índice pode chegar a 35%.

 

Mas afinal, porque isso acontece?

Normalmente, esse reganho de peso pode ocorrer com o passar dos meses e anos devido ao aumento do apetite, aumento da capacidade reservatória do estômago, da ingestão de carboidratos, doces e bebida alcoólica, sedentarismo, perda de massa magra e, principalmente, quando o paciente deixa de realizar o tratamento com a equipe interdisciplinar. Além disso, alterações anatômicas no estômago operado como a dilatação da anastomose gastrojejunal no Bypass Gástrico podem ser as causas para readquirir o peso perdido.

Porém, vale ressaltar: se você está pensando em realizar a cirurgia bariátrica, não deixe de fazê-lo por medo do reganho de peso. Se o tratamento for realizado de forma correta, seguindo as orientações de equipe, as chances de acontecer são mínimas.

Por outro lado, se você, que está lendo este artigo, realizou a cirurgia bariátrica e hoje recuperou total ou parcialmente seu peso antigo, o Plasma de Argônio pode ser seu aliado neste momento.

 

CONHEÇA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS

O que é essa técnica?

O Plasma de Argônio é um tratamento ambulatorial, realizado por endoscopia, para pacientes que voltaram a ganhar peso após a realização de cirurgia bariátrica (fobi-capella ou bypass) e/ou estabilizaram a perda devido a dilatação espontânea da anastomose gastro-jejunal.


Qualquer pessoa pode fazer?

Não. O Plasma de Argônio é indicado apenas para pacientes operados por cirurgia bariátrica pela técnica do BYPASS gástrico (FOBI-Capella, Wittgrove, Higa), ou seja, qualquer paciente operado por essas técnicas que iniciou reganho de peso após 1 a 2 anos de cirurgia pode realizar o procedimento. Além disso, pacientes que pararam de perder peso após 1 e 2 anos de cirurgia também podem realizar.

É verdade que posso fazer várias sessões com plasma de argônio?

Geralmente o procedimento necessita de um ciclo de três sessões, com intervalo de 45 a 60 dias. O paciente já consegue sentir a diferença na primeira sessão e em alguns casos não é necessário o complemento do tratamento. O retorno após a primeira aplicação deve ocorrer mensalmente. O objetivo dessa técnica é diminuir o tamanho do diâmetro da anastomose para menores de 12 mm, se possível para menos de 9 mm.

 

É seguro esse procedimento?

Muito seguro, com baixíssimo índice de complicações.

 

Há necessidade de internação?

O tratamento é ambulatorial, onde o paciente realiza o procedimento e recebe alta no mesmo dia e não há necessidade de internação.

 

É muito dolorido ou causa alguma sequela?

Não, o tratamento é pouco sintomático após cada sessão de aplicação.

 

Vou precisar fazer anestesia geral?

Não, o tratamento é endoscópico, minimamente invasivo, sob sedação endoscópica, sem necessidade de anestesia geral.

 

Quanto tempo dura o procedimento?

Em média, 15 minutos cada sessão.

 

Ainda tem dúvidas? Envie para o e-mail admin@equilibrum.med.br ou agende sua consulta pelo telefone (55) 3322.8144 para saber mais como funciona essa técnica.

 

 

Conhea as principais dvidas sobre o Plasma de Argnio

Confira outras notícias

Receba nossos informativos em seu e-mail

Site produzido pela Netface

© 2019 Equilibrium. Todos os direitos reservados
Política de Privacidade   |   Recomende o Site