Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Como escolher um bom Cirurgião Bariátrico?

  • Como escolher um bom Cirurgião Bariátrico?

Escolher um Cirurgião Bariátrico é uma decisão importante, que deve ser pensada e muito bem pesquisada. Principalmente porque o número de cirurgiões especializados na cirurgia para tratamento da obesidade continua a aumentar e as escolhas para pacientes obesos nunca foram tantas, mas pode-se dizer também que nunca foram tão difíceis.

Hoje trazemos uma série de dicas para escolher um bom cirurgião bariátrico. Mas lembre-se sempre: escolha um cirurgião e um programa de cirurgia bariátrica onde você se sinta confortável.

1)      Quais são as credenciais do cirurgião?

Um cirurgião bariátrico dedicado deveria devotar no mínimo 50% de sua prática para cirurgia bariátrica. Só assim poderá ser considerado um especialista. O cirurgião deve ter certificados oficiais atestando sua competência, estar em ordem com o Conselho Regional de Medicina, com a SBCBM, com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões ou com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

2)      Qual a reputação do cirurgião na sociedade médica?

O paciente obeso é bastante complexo porque tem problemas nas mais diversas áreas relacionadas à saúde: problemas articulares, apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes tipo 2. Um médico não pode cuidar de tudo sozinho. Cirurgiões bariátricos devem trabalhar lado a lado com outros médicos e profissionais da área de saúde na sua comunidade.

3)      Os outros pacientes estão satisfeitos com o cirurgião?

Participe de reuniões, de grupos de apoio e pergunte as opiniões sobre os cirurgiões. Converse com alguém da sua cidade que já tenha feito a cirurgia e preste mais atenção à maioria e não às exceções.

4)      Quais são as taxas de mortalidade e complicações do cirurgião?

Essa pode ser uma informação difícil de obter, mas a melhor maneira é perguntar. Qualquer cirurgião bariátrico respeitável será honesto e aberto a esse tipo de questionamento.

5)      Como é o consultório do cirurgião?

Você pode analisar não só o médico, mas todo o ambiente. Existe balança para pacientes com mais de 250kg? A equipe de atendimento é cortês e amigável? O cirurgião, ou alguém da equipe, pode ser encontrado facilmente e está disponível caso necessite da ajuda? Todas essas informações são importantes para que você se sinta bem ao fazer sua escolha.

6)      O cirurgião oferece uma operação ou um programa de cirurgia bariátrica?

A maioria dos cirurgiões bariátricos passa a maior parte do exercício profissional educando e cuidando de seus pacientes no pré e pós-operatório. Cirurgiões bariátricos realmente dedicados vivem essa especialidade, exigindo e absorvendo todo seu tempo e recursos. O seu programa começa com educação e avaliação antes da cirurgia e continua por toda vida no pós-operatório. Quanto mais completo o programa, maior o tempo entre a primeira consulta e a operação. Cuidado com o cirurgião que faz a consulta num dia e a cirurgia na semana seguinte.

7)      O que o cirurgião espera do paciente após a cirurgia?

A operação corresponde a aproximadamente 10% do pacote inteiro, mas é muito importante. O acompanhamento a longo prazo é necessário e nos serviços de excelência isso é mandatório. O paciente deve retornar para consultas periódicas com a equipe multidisciplinar. Deve usar rigorosamente os suplementos vitamínicos, minerais e alimentares receitados. Deve fazer exames laboratoriais solicitados e exercícios regularmente. Se um desses elementos estiver faltando, o nível de sucesso do paciente no pós-operatório estará limitado.

8)      O cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica?

Essa é uma das mais importantes, senão a mais importante pergunta a ser feita ao seu cirurgião bariátrico. O envolvimento nessa sociedade é considerado mandatório para o verdadeiro especialista. Os membros da entidade avaliam as pesquisas atuais, discutem as técnicas e criam padrões para serem seguidos pela sociedade.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp