Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Profissional fala sobre o papel da nutrição no tratamento da obesidade

  • Profissional fala sobre o papel da nutrição no tratamento da obesidade

No dia Mundial da Obesidade e dia Nacional de Prevenção à Obesidade, entenda porque a área da nutrição é fundamental nesse processo

Hoje é dia nacional de prevenção á obesidade, por isso convidamos nossa Nutricionista Larissa Ramos para uma conversa sobre o papel do profissional na nutrição, no tratamento da obesidade, principalmente quando o assunto é cirurgia bariátrica.

Primeiramente, é importante lembrarmos que quando se decide realizar a cirurgia bariátrica, é fundamental que se tenha uma equipe interdisciplinar ao seu lado para orientações desde o momento pré cirúrgico, assim como, após e não somente nos primeiros anos e sim para sempre, pois a Obesidade hoje é considerada uma doença crônica, portanto deve ser monitorada constantemente.

A nutricionista faz parte desta equipe, é peça fundamental para que o paciente não tenha seu resultado comprometido. As consultas com a nutri iniciam já no pré-operatório, antes mesmo do paciente realizar o procedimento cirúrgico. Larissa explica que nesta primeira etapa, a profissional tem o importante papel de esclarecer ao paciente como será a evolução de sua dieta após a cirurgia. “Nesta fase também são indicadas as intervenções e mudanças para prepará-lo para as dificuldades que naturalmente irá ter após a operação” comenta ela.

Ela conta que no pós-operatório, são avaliados vários aspectos como a evolução da perda de peso, sintomas gastrointestinais, dificuldades em relação às novas escolhas alimentares e exames bioquímicos e feita a análise corporal.

Para o sucesso do tratamento

A Nutri explica: para o sucesso do tratamento, é importante fazer uso, sempre que solicitado, de suplementos alimentares, polivitamínicos, complementando os nutrientes que estão deficientes nas refeições ou por sua absorção estar alterada devido ao processo cirúrgico. Os polivitamícos prescritos não engordam, apenas colaboram para uma melhora do estado nutricional, minimizando a perda de cabelo e deficiências que possam ocorrer, sendo fundamentais para que o organismo desempenhe todas as suas funções de maneira saudável. A princípio, os suplementos serão sempre usados, juntamente com uma alimentação equilibrada.

Outra questão bem importante que as profissionais enfatizam é sobre o consumo de alimentos ricos em açúcar ou gorduras. “Não se deve ingerir antes do combinado, pois eles serão incluídos lentamente após o 6º mês de cirurgia, caso sejam consumidos antes e sem orientação, podem causar vários desconfortos como por exemplo a Síndrome de Dumping, que é caracterizada normalmente por um mal-estar generalizado que tem como sintomas principaisnáuseas, fraqueza, suor intenso, desmaios e às vezes diarreia”, explica Larissa.

A Nutri avalia cada paciente de forma individualizada e personalizada e elaboram um cardápio que contém alimentos saudáveis e que podem ser consumidos pelo paciente pós bariátrico, sempre levando em consideração seus gostos alimentares.

Ela sempre orienta seus pacientes que em hipótese alguma deve-se consumir algo sem ser orientado, pois isso irá prejudicar o tratamento e, consequentemente a perda de peso.

A Larissa separou algumas dúvidas mais frequentes que os pacientes têm durante as consultas. Confira:

Quando estarei comendo normalmente? A volta da ingestão de alimentos sólidos normalmente ocorre após a primeira fase de alimentação mais restrita. Depois do 2º mês pós-cirúrgico, o paciente está apto a consumir alimentos com a consistência normal, porém devido ao procedimento, estará ingerindo quantidades menores de alimento.

Quando vou poder comer doces e tomar bebidas alcoólicas? Recomenda-se que o consumo seja somente seis meses após a cirurgia bariátrica, mas é claro, de forma moderada, lembrando que essas opções devem ser escolhas esporádicas e não fazer parte da rotina

Vou poder tomar chimarrão? Com certeza!  A bebida é muito apreciada pelos gaúchos, por isso não se preocupe que após o segundo mês você poderá apreciar seu mate.

Terei que tomar suplementos pela vida toda? No início do 2º mês é quando o paciente inicia a suplementação de polivitamínicos e proteína.  Algumas vitaminas absorvidas pela porção do estômago ressecada e na primeira porção do intestino terão sim que ser administradas durante toda a vida do paciente, as demais serão avaliadas pela nutricionista/médico, variando de acordo com cada paciente, por isso é tão importante que ele sempre compareça às consultas do pós-operatório, já que isso também será sempre reavaliado.

É importante que a relação nutricionista e paciente seja clara e franca, a fim de que o paciente atinja e mantenha a perda de peso de forma saudável, sem carências nutricionais e sem intercorrências.

Uma dica final da Larissa: não leia coisas na internet, sem saber se é um site confiável. Além disso, seja sempre franco e claro com a sua Nutri, para que seu tratamento seja saudável e eficaz, sem carências nutricionais e sem intercorrências. Recorrer a nutricionista é sempre o melhor caminho, pois é ela quem sabe da evolução do paciente e técnica usada pelo médico responsável.

Gostou do tema? Compartilhe com seus amigos! Até a próxima!

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp