Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Como é a recuperação da cirurgia pós bariátrica

  • Como é a recuperação da cirurgia pós bariátrica

A cirurgia bariátrica é uma das formas mais eficazes de perda de peso e melhora das doenças associadas à obesidade mórbida. Há vários tipos de cirurgia, sendo a mais comum o bypass gástrico, uma cirurgia que “grampeia” parte do estômago, o que evita grande ingestão de alimentos e também aumenta o nível de hormônios que dão sensação de saciedade e diminuem a fome da pessoa. Esta técnica é a mais realizada no Brasil e corresponde a 75% das cirurgias feitas no país.

Contudo, muitas pessoas ainda sentem dúvidas sobre como é a recuperação depois do procedimento. Dr. Lucas Aléssio Pereira, um dos médicos cirurgiões do Equilibrium, explica que a recuperação da cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano e, o paciente pode perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação. Os exercícios respiratórios são indicados para serem realizados nos primeiros dias do pós-operatório, por isso a importância da Fisioterapeuta na equipe interdisciplinar.

Normalmente, 5 dias após a cirurgia bariátrica, que é quando a pessoa tolera bem os líquidos, o paciente poderá comer alimentos pastosos e, 1 mês após a cirurgia poderá iniciar a ingestão de alimentos sólidos, por indicação do médico ou nutricionista.

Durante a mastigação dos alimentos, é preciso ter o acompanhamento de uma fonoaudióloga. É ela quem vai ensinar a mastigar corretamente e a mostrar o jeito certo de ingerir cada alimento.

Após a bariátrica, o paciente terá curativos no abdômen que protegem as cicatrizes e, que deverão ser avaliados por um enfermeiro e trocados uma semana após a cirurgia. 15 dias depois, é preciso voltar a consultar com o enfermeiro, dessa vez para remover os pontos e seguir as orientações dadas pelo profissional.

Os exercícios são fundamentais nesta etapa, mas eles devem começar somente uma semana após a cirurgia e de uma forma lenta e sem fazer muito esforço. Uma dica é andar ou subir escadas, pois isso ajuda a perder peso e contribui para que o intestino funcione de forma correta. É fundamental que o paciente não pegue pesos e não realize abdominais no primeiro mês de recuperação.

Duas semanas após a cirurgia, o paciente já pode voltar ao trabalho, fazer atividades físicas e as suas atividades do dia a dia, como cozinhar, dirigir ou passear. A Psicóloga é fundamental em todo processo, é ela quem vai auxiliar o paciente nessas mudanças e auxiliá-lo antes e depois da cirurgia. É muito importante que o paciente siga periodicamente as consultas agendadas com a equipe interdisciplinar e tenha disciplina e foco neste momento tão importante de sua vida.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp