Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Alimentação equilibrada para fortalecer o sistema imune

  • Alimentação equilibrada para fortalecer o sistema imune

Para que tenhamos um bom funcionamento do nosso organismo devemos manter alguns cuidados diários a respeito de uma alimentação saudável. É fundamental manter boa hidratação, ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, vitamina A, licopeno, resveratrol) e anti-inflamatórias, ômega 3 e probióticos. 

Hidratação: Beba de 35 a 40 ml água/kg peso diariamente.

Probióticos: são “bactérias do bem”, que administradas em quantidades adequadas acarretam benefícios à saúde. Estimulam a multiplicação de bactérias benéficas. Podem estar na fórmula de cápsulas, sachês e adicionadas em alimentos como alguns iogurtes.

Alimentação Colorida e Variada e com uma diversidade de alimentos promovem maior ingestão de vitaminas, minerais, ômega 3 e fitoquímicos, tais como:  

Vegetais verde escuros (espinafre, folhas de beterraba, brócolis, agrião, couve...): fontes de fibras, ferro, ácido fólico (ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores)

Frutas cítricas: são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: laranja, acerola, morango e kiwi.

Peixes como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, ajudam que as artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Os ácidos graxos, substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.

Frutas e legumes avermelhados (morango, tomate, cereja, berrys, goiaba): excelentes fontes de vitamina C, licopeno (tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres), antocianinas e ácido elágico, têm propriedades antioxidantes, cardioprotetoras e estimulantes do sistema imunológico; 

Frutas e legumes alaranjados (mamão, cenoura, damasco, moranga, abóbora, batata doce): ricos em pigmento carotenóide (antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A) e vitamina C. Atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e a defesa antioxidante e melhoram a acuidade visual e a visão noturna.

Alimentos arroxeados (uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba): fontes de antocianina e resveratrol. Possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e cardioprotetoras;

As oleaginosas - Castanha do Pará e nozes: fontes de selênio, vitamina E, ômega 3;  ajuda no combate à baixa imunidade, e também são ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos, mas é importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos.

Iogurtes naturais: fontes de vitamina A e enriquecidos com probióticos; O tipo Kefir auxilia o sistema imunológico porque possui a bactéria Lactobacillus reuteri, um probiótico específico que estimula as células brancas do sangue, porém todos possuem esse probiótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.

Linhaça: fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras.

Alho: fonte do fitoquímico alicina. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e hipotensora. Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento.

Mel: anti-inflamatório, melhora a imunologia, expectorante, fonte de energia e prebióticos que favorecem o funcionamento intestinal e estimulam proliferação de bactérias benéficas intestinais.

Gengibre: fonte de vitamina C e B6 (piridoxina), possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor. O melhor: ele é muito versátil, pode ser utilizado como tempero ou ser inserido em chás.

Alimentos ricos em zinco: Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Cúrcuma/açafrão - É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.

 NÃO EXISTE NENHUM ALIMENTO MILAGROSO, PORÉM UM SISTEMA IMUNOLÓGICO REFORÇADO PODE TER MAIS ARMAS PARA COMBATER UMA DOENÇA.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp