Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

A importância da equipe interdisciplinar na cirurgia bariátrica

  • A importância da equipe interdisciplinar na cirurgia bariátrica

A atuação da equipe interdisciplinar, tanto no pré, quanto no pós-operatório, é fundamental para garantir a saúde física e emocional do paciente. O objetivo principal da cirurgia não é só a perda de peso e sim a melhora da saúde como um todo, através do controle de doenças associadas.

Ao realizar a cirurgia bariátrica, muitas mudanças ocorrem no corpo e na mente de uma pessoa, e a equipe interdisciplinar está apta para auxiliar nesta mudança de comportamento, tornando o tratamento mais fácil e sustentável. Além disso, com o desenvolvimento e ampliação do escopo de atuação de outras especialidades da saúde, o atendimento de um paciente deixou de ser exclusividade do médico. Hoje, a possibilidade do apoio de diversos profissionais, atuando de maneira integrada, principalmente as áreas da nutrição, psicologia/psiquiatria, atividade física, fisioterapia e enfermagem, faz com que o paciente, de fato, consiga transformar seu estilo de vida e se conscientizar das mudanças que irão ocorrer em seu corpo e no cotidiano. Outro fator importante é a que a interdisciplinaridade que ocorre entre os profissionais é muito mais positiva, do que ter um acompanhamento com profissionais que não conhecem o paciente a fundo, não sabem do seu histórico e não conversam entre si para a troca de informações, a fim de alinhar as expectativas do paciente com relação ao tratamento e melhor auxiliá-lo na conquista e manutenção dos resultados.

A medicina avança a passos largos e o acompanhamento interdisciplinar, que olha o paciente em cada aspecto, para depois atuar de forma integrada, está aí para demonstrar que estes avanços já estão acontecendo na área da obesidade. Cabe ao paciente optar pelo melhor tratamento, fazendo com que seu processo de emagrecimento seja mais fácil e com resultados permanentes.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp