Entenda como é a perda de peso na cirurgia bariátrica
Equilibrium - Centro Terapêutico da Obesidade
Telefone Equilibrium Facebook

Hidroginástica

Piscina térmica, atividade física personalizada para todas as idades...

Entenda como é a perda de peso na cirurgia bariátrica

Data: 17/06/2019

Existem diversas alterações fisiológicas que se seguem às intervenções bariátricas. As principais se traduzem como uma diminuição da fome e maior saciedade após as refeições principalmente na derivação gastrojejunal em Y de Roux ( DGJYR-bypass gástrico), que é a operação mais realizada em nosso país. 

A cirurgia diminui o tamanho do estômago, por isso ele se enche mais rapidamente, com menor quantidade de comida. Ao comer menos, se perde peso. Claro que cada caso é um caso, mas vamos falar numa média. No primeiro mês, o paciente perde, em média, 10% de seu peso. Já no segundo mês a perda de peso média corresponde a 6% do peso inicial, passando a aproximadamente 4% no terceiro mês. Ou seja, em três meses terá perdido cerca de 20% do peso inicial. De forma gradual.

A perda dos demais 20% do peso, esperados no processo de emagrecimento do bypass gástrico, acontece durante um ano, totalizando 18 meses. É importante ainda ressaltar que parte fundamental para a perda de peso no pós-operatório envolve atividade física e uma dieta adequada.

Alguns pacientes podem, no entanto, passar por momentos em que o emagrecimento vai estacionar. Contudo não é necessário se desesperar, visto que esta é uma reação normal do organismo à operação. Seguindo as orientações do médico e equipe interdisciplinar, essa fase passa e a pessoa volta a emagrecer.

Uma recomendação importante é que neste período as pessoas submetidas à cirurgia bariátrica devem evitar se pesar todos os dias para não sofrer estresse desnecessário. Pode haver inchaços antes e depois das refeições que levarão a variações de peso. A recomendação é pesar-se uma vez por mês, no dia da consulta com a equipe.

A cirurgia bariátrica não cura a obesidade, mas é sim uma ajuda no seu controle devendo ser associada à reeducação alimentar e atividades físicas regulares ao menos três vezes por semana. É fundamental não comer gordura, fritura, doce e bebidas com gás.

Entenda como  a perda de peso na cirurgia baritrica

Confira outras notícias

Receba nossos informativos em seu e-mail

Site produzido pela Netface

© 2019 Equilibrium. Todos os direitos reservados
Política de Privacidade   |   Recomende o Site