Alimentação equilibrada para fortalecer o sistema imune
Equilibrium - Centro Terapêutico da Obesidade
Telefone Equilibrium Facebook

Técnica de Enfermagem

Realiza consulta de enfermagem. Orientações ao paciente sobre a cirurgia bariátrica no pré...

Alimentação equilibrada para fortalecer o sistema imune

Data: 23/03/2020

Para que tenhamos um bom funcionamento do nosso organismo devemos manter alguns cuidados diários a respeito de uma alimentação saudável. É fundamental manter boa hidratação, ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, vitamina A, licopeno, resveratrol) e anti-inflamatórias, ômega 3 e probióticos. 

  1. Vegetais verde escuros (espinafre, folhas de beterraba, brócolis, agrião, couve...): fontes de fibras, ferro, ácido fólico (ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores)
  2. Frutas cítricas: são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: laranja, acerola, morango e kiwi.
  3. Peixes como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, ajudam que as artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Os ácidos graxos, substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.
  4. Frutas e legumes avermelhados (morango, tomate, cereja, berrys, goiaba): excelentes fontes de vitamina C, licopeno (tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres), antocianinas e ácido elágico, têm propriedades antioxidantes, cardioprotetoras e estimulantes do sistema imunológico; 
  5. Frutas e legumes alaranjados (mamão, cenoura, damasco, moranga, abóbora, batata doce): ricos em pigmento carotenóide (antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A) e vitamina C. Atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e a defesa antioxidante e melhoram a acuidade visual e a visão noturna.
  6. Alimentos arroxeados (uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba): fontes de antocianina e resveratrol. Possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas e cardioprotetoras;
  7. As oleaginosas - Castanha do Pará e nozes: fontes de selênio, vitamina E, ômega 3;  ajuda no combate à baixa imunidade, e também são ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos, mas é importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos.
  8. Iogurtes naturais: fontes de vitamina A e enriquecidos com probióticos; O tipo Kefir auxilia o sistema imunológico porque possui a bactéria Lactobacillus reuteri, um probiótico específico que estimula as células brancas do sangue, porém todos possuem esse probiótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.
  9. Linhaça: fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras.
  10. Alho: fonte do fitoquímico alicina. Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e hipotensora. Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento.
  11. Mel: anti-inflamatório, melhora a imunologia, expectorante, fonte de energia e prebióticos que favorecem o funcionamento intestinal e estimulam proliferação de bactérias benéficas intestinais.
  12. Gengibre: fonte de vitamina C e B6 (piridoxina), possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor. O melhor: ele é muito versátil, pode ser utilizado como tempero ou ser inserido em chás.
  13. Alimentos ricos em zinco: Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
  14. Cúrcuma/açafrão - É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.

 NÃO EXISTE NENHUM ALIMENTO MILAGROSO, PORÉM UM SISTEMA IMUNOLÓGICO REFORÇADO PODE TER MAIS ARMAS PARA COMBATER UMA DOENÇA.

ALIMENTAO EQUILIBRADA PARA FORTALECER SISTEMA IMUNE

Confira outras notícias

Receba nossos informativos em seu e-mail

Site produzido pela Netface

© 2020 Equilibrium. Todos os direitos reservados
Política de Privacidade   |   Recomende o Site