Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Diabetes: um distúrbio metabólico

  • Diabetes: um distúrbio metabólico

O diabetes é um distúrbio metabólico que provoca o aumento da taxa glicose no sangue pela produção irregular de insulina, podendo ter origem genética ou adquirida ao passar dos anos. 

Há três tipos de diabetes: a tipo I, tipo II e gestacional, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes que define:

Diabetes tipo I – É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo I necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo I embora ocorra em qualquer idade é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Diabetes tipo II – É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora na atualidade com maior frequência em jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana. Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de HIPERGLICEMIA. Por ser pouco sintomática o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.

Diabetes Gestacional – A presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto, as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo II tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.

O diagnóstico do diabetes é realizado através do exame de sangue. 

Como método preventivo são elencados os seguintes cuidados: realizar atividade física regularmente,  ter uma alimentação saudável, mudanças no estilo de vida e perda de peso.

O estilo de vida saudável contribui na prevenção do Diabetes e também no seu controle. O indivíduo que sofre com o Diabetes Tipo II deve procurar orientações, pois existe o tratamento cirúrgico desta doença, além do tratamento medicamentoso.  

O Equilibrium – Centro Terapêutico da Obesidade disponibiliza consulta com o Dr. Élvio de Almeida Pereira para esclarecimento de dúvidas quanto ao tratamento do Diabetes Tipo II, assim como Tratamento Clínico para Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Metabólica, juntamente com o trabalho em conjunto da equipe interdisciplinar que atua no centro de referência da obesidade em Cruz Alta.

Ana Queli F. Borges – COREN/RS: 323.115

Enfermeira do Equilibrium – Centro Terapêutico da Obesidade

Formada pela URI – Campus Santiago

Pós-Graduada em Didática e Metodologias de Ensino para a Educação Profissional e Ensino Superior.

Fonte: www.diabetes.org.br

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp