Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Uma avaliação sob a obesidade

  • Uma avaliação sob a obesidade

UMA AVALIAÇÃO DO GRAU DE OBESIDADE, DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA NO CENTRO TERAPÊUTICO DA OBESIDADE – EQUILIBRIUM-CRUZ ALTA-RS NO ANO DE 2013.

RESUMO                                                                                                                                 

Este estudo avaliou um grupo de 38 indivíduos entre homens e mulheres na idade adulta submetidos à cirurgia bariátrica no Equilibrium – Centro Terapêutico da Obesidade na cidade de Cruz Alta-RS, com a técnica de (Gastroplastia Vertical com By-pass (CAPELLA) no ano de 2013. Foram coletados peso e estatura no pré cirúrgico e 365 dias após a realização da cirurgia. Segundo o IMC, analisaremos a melhora ou não do grau de obesidade desses pacientes.

RESULTADOS:

Gráfico 1: CLASSIFICAÇÃO POR GÊNERO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIáTRICA COM A TECNICA BY PASS.

Dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica usando a técnica by pass 71,1% (28) pacientes eram do sexo feminino e 28,90% (11) homens.

Gráfico 2 : CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONALSEGUNDO O IMC DOS PACIENTES PRÉ – CIRURGICOS

Conforme o gráfico, verifica-se que 7,90% (3) dos pacientes tinham obesidade grau I, 60,50% (23) grau II e 31,50% (12) com obesidade mórbida (Grau III).

Gráfico 3: CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL SEGUNDO O IMC DOS PACIENTES PÓS – CIRÚRGICOS - 365 DIAS

Segundo o gráfico acima, observa-se que apos 360 dias pós cirúrgicos 23,6% (9) pacientes encontravam-se com IMC normal, 50% (19) com sobrepeso, 21,05% (8) Obesidade Grau I, e 5,3 (2) obesidade grau II.

CONCLUSÃO:

Em vários momentos enfrentamos desafios e barreiras que precisaram ser compreendidos e vencidos. Vimos que inúmeros são os fatores envolvidos na obesidade mórbida e que se não forem um a um analisados não teremos êxito.

A importância do trabalho em equipe foi fundamental para que o sujeito portador de obesidade mórbida pudesse através da pluralidade de olhares e de saberes realizar a cirurgia bariátrica com sucesso e sem maiores complicações.

A avaliação antropométrica, demonstrou ser um instrumento fundamental na avaliação do paciente  no que tange a composição corporal e na redução ponderal do peso. Através dos resultados conseguiu-se identificar as alterações ocorridasnos pacientes, servindo de base na orientação nutricional e no planejamento do programa de exercícios físicos, bem como na conduta do acompanhamento médico.

Autora: Bruna Turcato

Fonte: Bruna Turcato

Confira outras imagens

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp