Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Dicas final do ano - Fisio Débora

  • Dicas final do ano - Fisio Débora

Um ano é feito não apenas de dias, semanas e meses,mas do empenho em busca do sucesso de uma idéia , de um objetivo. Mais um ano que se finda e com ele expectativas, sucessos, decepções e realizações...

É momento de uma breve pausa para recarregarmos as energias, e que os desafios do ano que vêm pela frente se transformem em oportunidades de fazer o que não foi feito, de falar o que não foi falado, de perdoar quem não se perdoou...

E com as festas chegando, é quase impossível resistir às deliciosas rabanadas, castanhas, Chester e a outras tantas guloseimas… Mas calma, nada de ficar desanimado, pois dá, sim, para não ficar de mal com a balança depois das festas de fim de ano, quer saber como?

1. Tire o foco da comida

Embora Natal e Ano Novo estejam ligados à comilança de todos os tipos, lembre-se que as duas datas são muito importantes, e não se limitam somente a bebidas e comidas. Portanto, que tal tirar o foco da comida, e aproveite ao máximo a companhia dos familiares e amigos! De repente passando o Natal em uma igreja, em um retiro, e a virada do ano na praia ou mesmo, buscando outras formas de comemorar a data em que a comida não seja a principal atração.

 

2. Coma de três em três horas

Se alimentar corretamente é um importante passo para evitar exageros durante as festas de fim de ano, portanto, procure comer de três em três horas, durante o dia, para você não chegar no momento da ceia ou do almoço cheia de fome e comendo tudo que vê pela frente.

 

3. Coma salada antes de ir à festa

Caso a ceia não seja na sua casa, uma dica é, antes de sair de casa, fazer um pequeno lanche, de preferência, uma salada bem leve, mas gostosa e sortida, dessa forma é mais fácil evitar exageros na hora de jantar.

 

4. Fuja ou pegue leve nos aperitivos muito calóricos

Ok, as tentações são muitas e muitas só aproveitadas nas festas de fim de ano, porém, se pretende manter a forma, a dica é evitar abusar dos petiscos de frutas e oleaginosas, entre outros, pois, apesar de saudáveis, são alimentos calóricos, que não devem ser consumidos em excesso.

 

5. Aposte nas saladas

Provavelmente serão servidas saladas e alguns legumes na ceia, e a dica é começar por eles, abuse mesmo, preenchendo boa parte do prato com eles, para acabar consumindo menos comidas engordativas.

 

6. Opte pelas frutas

Se servirem frutas, e conseguir resistir aos doces, elas são uma ótima opção, em vez de comer doces. Mas, caso seja impossível resistir aos doces, invista em pequenas quantidades.

7. Nada de grandes quantidades

Uma dica é pegar leve nas porções ou, caso seja a anfitriã, não preparar grandes quantidades de alimentos, para não ficar comendo as sobras nos dias seguintes, ou até, divida entre os convidados o que restar, procure voltar à sua alimentação normal no dia 26 de dezembro e, também, no dia 1 de janeiro.

 

8. Evite as bebidas alcoólicas

Claro que bebidas como cerveja, chopp, batida, vinho, champanhe, entre outras não faltam nas festas de fim de ano. E se você é uma, entre tantas, que não consegue resistir, só tome cuidado com os excessos e opte pelos vinhos e a champanhe que são menos calóricos.

 

9. Intercale a bebida com água

Caso não aguente, e acabar metendo o pé na jaca mesmo, optando por beber um pouco de cerveja, chopp ou outra bebida alcoólica, além de procurar não exagerar na quantidade, outra dica é sempre intercalar um copo de água com o copo da bebida, assim, você beberá menos, mas sem precisar abrir mão de sua bebida predileta.

 

 10. Prepare bons alimentos

Caso você seja a anfitriã, a dica é fazer boas escolhas, procure servir um belo prato de salada e legumes nas festas de fim de ano, sem adição de maionese (deixe-a para que cada um tenha a opção de adicioná-la ou não. Escolha carnes magras, como o peru, chester e peixes e evite carnes como tender, leitão e pernil, que possuem bastante gordura. Como as castanhas e as nozes oferecem muitas calorias, outra dica é adicioná-las às preparações com arroz, saladas e carnes. Outra dica é, se não quiser ser tão radical nas festas de fim de ano, pelo menos, oferecer como opção aos convidados, frutas e sucos, para quem não quiser cair nos doces ou refrigerantes.

 

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp