Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Veja como a psiquiatria pode auxiliar o paciente bariátrico

  • Veja como a psiquiatria pode auxiliar o paciente bariátrico

Profissional atua no pré e pós-bariátrico e tem como principal objetivo auxiliar o paciente a enfrentar às mudanças de sua vida

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar de lado o preconceito e abandonar aquele pensamento de que Psiquiatra é o médico de gente louca. O profissional desta área é importante em fases pontuais da vida de muitas pessoas, mas hoje, vamos especificamente falar sobre sua atividade junto ao paciente cirúrgico bariátrico e entender de que forma ele atua de maneira positiva durante nas etapas do tratamento.

A ciência reconhece que a cirurgia bariátrica é a solução mais eficaz para a obesidade com indicação cirúrgica, mas em contrapartida, este tipo de procedimento cirúrgico - que muda a vida do paciente obeso de uma hora para outra - também exige um preparo psicológico e acompanhamento psiquiátrico.

Segundo o médico psiquiatra do Equilibrium, Dr. Vinícius Rambo Vogel, há dois tipos de preparos quando se fala em paciente bariátrico: o pré e o pós-operatório. No primeiro, é preciso incluir estratégias para auxiliar o paciente a enfrentar as mudanças que a cirurgia causará na sua vida, como a privação alimentar, por exemplo. Já no preparo pós-bariátrico, o objetivo é recuperar habilidades que os pacientes deixaram de desenvolver ou interromperam devido à obesidade.

Dr Vinícius também destaca que o profissional de Psiquiatria tem uma abordagem multidisciplinar, ou seja, ele está alinhado aos demais profissionais da equipe para auxiliar o paciente em todas as fases do tratamento. Na primeira fase que se refere ao pré, é realizada uma avaliação onde são explorados não só os aspectos relacionados com a história de vida (história da obesidade, o sofrimento físico e psíquico a ela relacionado, história de problemas psíquicos prévios etc.), como também uma série de aspectos pertinentes ao tratamento proposto, como o grau de motivação para cumprir com os cuidados necessários, a tomada de consciência de se estar engajando num projeto a longo prazo, os riscos envolvidos, as expectativas... Tudo isso com o objetivo de tornar esse momento o mais normal possível e de entender todas as questões que envolvem a perda de peso e que prejudicam ou não esse processo.

Assim como as demais áreas da saúde envolvidas, a Psiquiatria vem para dar um suporte durante todas as etapas do tratamento cirúrgico e, principalmente garantir que o paciente viva essa experiência de maneira equilibrada, no sentido comportamental, sabendo identificar suas conquistas, a qualidade de vida que ele começa a ter, a saúde que ele volta a recuperar, o número do manequim que começa a diminuir, e principalmente, conseguindo lidar de maneira equilibrada com as possíveis frustações, que, assim como qualquer indivíduo, ele vai enfrentar.

 Fonte: Dr. Vinícius Rambo Vogel

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp