Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

7 maneiras de controlar a ansiedade

  • 7 maneiras de controlar a ansiedade

Quem nunca se deparou em algum momento na vida com aquela preocupação excessiva com as pessoas, com as coisas que se tem a fazer, com a vontade de adiantar suas tarefas e executá-las rapidamente, inquietação, insônia contínua ou simplesmente com o desejo repentino de comer, chorar, extravasar e roer a unha. Esses e outros sintomas podem fazer parte do que grande parcela da população sofre: a ansiedade.


A Psicóloga do Equilibrium atua também neste diagnóstico, principalmente em pacientes que sofrem de compulsão alimentar em virtude da ansiedade. Pessoas assim, tendem a “afogar suas mágoas em comidas com excesso de açúcar e gordura. Isso ocorre porque quando esses produtos são digeridos, liberam um hormônio chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.   Um dos principais sinais de que o hábito está se tornando uma doença é o aumento expressivo do peso e a incapacidade de reversão do quadro. Contudo, a especialista alerta: é preciso estar atento a todos os sinais e pensamentos, como:


- “Eu não consigo fazer parar a minha mente… Ela está-me deixando louco!”


- “Está ficando tarde, ele já deveria estar aqui há 20 minutos! Oh meu Deus, ele deve ter tido um acidente! “


- “Eu não consigo dormir, só sinto medo… e não sei por quê!”


Se algum destes pensamentos lhe parece familiar é hora de procurar um profissional para ajudá-lo a reverter o quadro antes que a ansiedade afete seu trabalho, vida pessoal e relacionamentos.


Abaixo, Simone traz 7 dicas de ouro que ajudarão você a controlar a ansiedade e se sentir melhor. Experimente:


 


Não viva a vida de outra pessoa

Muitas vezes a depressão e ansiedade ocorrem quando acordamos um dia e percebemos que não estamos vivendo nossos sonhos e sim tentando agradar nossos pais, cônjuge, filhos ou amigos.

Sua vida é sua. Você é o único criador dela, mais ninguém.


 


Tire um tempo só para você

As pessoas que reservam um tempo para si por dia ou por semana, seja por meio de meditação, yoga, ler um bom livro, uma oração diária, ou mesmo um banho quente, muitas vezes se sentem mais calmas, em paz consigo mesmas e com o mundo.


 


 


Pratique exercícios físicos

Uma boa caminhada ou a prática de atividades físicas que você gosta como academia, pilates ou andar de bike fazem muito bem para o corpo e ainda auxiliam no combate à ansiedade, já que liberam endorfinas que dão prazer e conforto, minimizando o stress diário.


 


Não se compare aos outros

Comparando-nos com outras pessoas é uma das maneiras mais rápidas para agravar a ansiedade. Esta comparação é desnecessária e um tremendo desperdício de tempo e energia. Todos temos problemas, então tente se concentrar em si mesmo, na sua própria melhoria, na sua própria vida.


 


Evite pensamentos negativos

Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, controle os pensamentos negativos ou catastróficos. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório.


 


Tenha um hobby

 Pode ser artesanato, fotografia ou aulas de dança. Isso vai distrair seu cérebro das causas da ansiedade, além de desenvolver seu lado criativo, responsável pela solução dos problemas. Quem sabe você não consegue encontrar a solução pra sua fonte de ansiedade?


 


Procure ajuda se precisar

Procure ajuda, isso é muito importante. No primeiro momento você vai sentir que pode lidar com a situação e com certeza desejamos que você consiga. Mas se o problema agravar, procure um profissional para ajudar você a sair desta fase difícil.


 


 

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp