Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

10 coisas que você precisa saber sobre cirurgia bariátrica

  • 10 coisas que você precisa saber sobre cirurgia bariátrica

A obesidade atinge milhões de pessoas no mundo todo. Muitas vezes, dietas, atividades físicas e, até mesmo, um tratamento adequado não são suficientes para se atingir o peso ideal. Nós do Equilibrium melhor do que ninguém sabemos o quanto é difícil perder peso, mesmo seguindo à risca todas as orientações. Muitas vezes emagrecer não está só no querer, mas há uma série de variantes envolvidas no processo. A cirurgia bariátrica tem se mostrado a melhor alternativa para a perda de pesa correta e eficaz, contudo, antes de tomar esta importante decisão, nossa equipe reuniu 10 coisas que você precisa saber antes de realizar a cirurgia. Confira!

 

1. O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é também conhecida como cirurgia da obesidade, redução de estômago ou ainda gastroplastia – um termo mais técnico. Ela é indicada para pacientes que tenham IMC muito elevado, que já tentaram emagrecer, sem sucesso, de outras formas. Sua técnica consiste em reduzir o tamanho do estômago para que a pessoa fique saciada com pouca quantidade de alimento, mas que ao mesmo tempo coma de maneira saudável e nutritiva.

 

2. Qual o tipo de cirurgia indicado?

Existem diversas técnicas para esta cirurgia, mas nós, do Equilibrium, optamos pelo ByPass Gástrico, a gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”. Estudado desde a década de 60, o ByPass é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 40% a 45% do peso inicial.

 

3. Qual a melhor opção: aberta ou por vídeo?

As cirurgias podem ser tanto abertas quanto por vídeo, mas isso vai depender da avaliação do médico e recomendar qual é a melhor forma. Normalmente na cirurgia por vídeo chamada de videolaparoscopia são realizados 6 ou 7 pequenos cortes no abdômen. Somente em algumas situações especiais não é possível realizar a cirurgia por via laparoscópica, como em pessoas que foram submetidas a cirurgias abdominais prévias, por exemplo.

 

4. “Minhas doenças” vão melhorar depois da cirurgia?

Na maioria dos casos, com a cirurgia bariátrica, além de perder grande quantidade de peso, o paciente tem os benefícios do controle ou até mesmo melhora do diabetes. Além disso, também há controle da pressão arterial, dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico e alívio das dores articulares.

 

5. Por que preciso ter o acompanhamento de uma equipe?

A cirurgia bariátrica não apenas um procedimento. Ela é um tratamento que deve ser levado a sério. Neste processo existem vários fatores que ocorrem antes e depois da cirurgia. São mudanças de hábitos, uma nova forma de comer e mastigar, a inserção de um cardápio saudável, o hábito de se realizar atividades físicas... O corpo muda, mas a cabeça também deve sofrer essa transformação. Por isso da presença de profissionais aptos para auxiliar você em todos estes momentos e não deixá-lo sozinho durante esta importante etapa.

 

6. A cirurgia apresenta riscos?

Toda a cirurgia possui algum risco, e a cirurgia da obesidade, que é uma cirurgia de grande porte, não é uma exceção. Entretanto, o risco é menor que na maioria das cirurgias. Além disso, os riscos da operação são muito menores que os da obesidade sem tratamento. Mas não se preocupe, na consulta, o cirurgião poderá explicar detalhadamente os riscos da cirurgia.

 

7. Terei que realizar cirurgia plástica depois?

Isso depende muito do paciente e sua estrutura corporal. Em alguns casos, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária. O ideal é que se realize quando a perda de peso estiver estabilizada, a partir dos dois anos após a cirurgia bariátrica.

 

8. Em que ritmo se perde peso?

Depende um pouco de cada pessoa. Ao final de um ano perde-se em torno de 1/3 da metade do peso. Em 18 meses, aproximadamente, atinge-se o peso ideal.

 

9. Posso fazer a cirurgia?

Como em todas as cirurgias, nem sempre o paciente está apto para se submeter ao procedimento. Para realizar a bariátrica é necessário que a pessoa possua um IMC igual ou acima de 35, independente da presença de comorbidades e IMC entre 30 e 35 na presença de comorbidades que tenham a classificação grave. Outro fator importante é estar convicto de que a cirurgia irá provocar mudanças em sua vida, que precisam ser acompanhadas pela equipe e irão necessitar de determinação por parte do paciente. Apesar do apoio da família ser extremamente importante, a decisão de fazer a cirurgia é somente sua, pois é você quem vai enfrentar toda essa transformação e, é claro, colher os benefícios da perda de peso.

 

10. Qual a primeira coisa que preciso fazer para realizar a cirurgia?

O primeiro passo é você procurar um cirurgião que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica para garantir sua segurança. Depois disso, ele indicará os exames as serem feitos e iniciará a fase de acompanhamento interdisciplinar no pré-operatório. Caso tenha outras dúvidas a respeito da cirurgia bariátrica, procure o Equilibrium e agende uma consulta conosco.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp