Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Saiba como a fisioterapia contribui na prevenção de doenças da terceira idade

  • Saiba como a fisioterapia contribui na prevenção de doenças da terceira idade

A chegada da terceira idade representa conquistas afetivas, emocionais e materiais. Mas traz também consequências um tanto quanto preocupantes, como a fragilidade de tendões e músculos, má postura e dores frequentes nas articulações. Além disso, nesta fase da vida o idoso sofre com limitações de movimento, dificuldade de manter o equilíbrio, alteração na coordenação motora, rigidez das articulações entre outras dificuldades que podem ser prevenidas através de um profissional de fisioterapia. A Fisioterapeuta Kalina Durigon Keller, uma das responsáveis pela fisioterapia do Equilibrium, mostra como a fisioterapia pode contribuir na prevenção de doenças pra quem está chegando na terceira idade. Confira.


Reeducação Postural Global


A Reeducação Postural Global conhecida como RPG é um método fisioterapêutico desenvolvido por Philipe Souchard na França em 1981. Observando a biomecânica do corpo humano, Souchard que baseou-se em três regras para elaborar seu método:


1-      Individualidade – cada ser humano é único e reage de formas diferentes a cada estimulo;


2-      Causalidade – a verdadeira causa do problema pode estar distante dos sintomas, por exemplo: a forma de andar pode causar intensas dores na coluna lombar, ou uma torção de tornozelo pode ser causado por fraqueza da musculatura glútea;


3-      Globalidade – tratamento do corpo como um todo e não do segmento que apresenta alterações


Com isso, o RPG apresenta melhora no autoconhecimento corporal, diminui a perda de estatura, melhora a mobilidade, a flexibilidade, o alongamento e o tônus muscular. Com a melhora nesses quesitos a pessoa desenvolve uma autoestima maior, melhora na estética e nas atividades de vida diária comuns à terceira idade.


Está melhora da consciência corporal, tenta minimizar posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso, ocasionando encurtamentos musculares e dores; neste caso, a aplicação do tratamento fisioterapêutico através de alongamentos globais, fortalecimento da musculatura enfraquecida e com trabalho de marcha, melhoraria a postura e preservaria as articulações. 


Pilates


Já o Pilates na 3ª idade atua na prevenção e/ou em pós tratamento médico e fisioterápico de dores articulares. Os princípios fundamentais são a concentração, a real consciência do exercício realizado, movimentos controlados e suaves, trabalho respiratório para guiar os exercícios, estímulo de um centro de força que ativam os músculos responsáveis pela estabilidade do tronco e sustentação da coluna. Princípios esses, que favorecem todos os benefícios que o método propõe.


Por ser uma atividade de baixo impacto e individualizada, é essencial que seja realizada com supervisão de qualidade. A ideia é uma aula que se trabalhe o corpo de forma uniforme, integrando corpo e mente. Com o pilates,  é possível trabalhar o fortalecimento muscular,  sem impacto e com um cuidadoso posicionamento,  minimizando a perda muscular causada pelo envelhecimento.


Fisioterapia Preventiva


A fisioterapia na terceira idade apresenta diversos benefícios como o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções. Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas atividades diárias.

Fonte: Kalina Durigon Keller: Fsioterapeuta

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp