Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

O papel da nutrição no sucesso do tratamento da obesidade

  • O papel da nutrição no sucesso do tratamento da obesidade

Quando se decide realizar a cirurgia bariátrica, é importante se considerar que uma equipe interdisciplinar estará ao seu lado por boa parte do tratamento nos primeiros anos e esporadicamente depois de 5 anos.

A nutricionista faz parte desta equipe é peça fundamental para que o paciente não tenha seu resultado comprometido. As consultas com a nutri iniciam já no pré-operatório, antes mesmo do paciente realizar o procedimento cirúrgico. Nesta primeira etapa, a profissional tem o importante papel de esclarecer ao paciente como será a evolução de sua dieta após a cirurgia. Nesta fase também são indicadas as intervenções e mudanças para prepará-lo para as dificuldades que naturalmente irá ter após a operação.

No pós-operatório, são avaliados vários aspectos como a evolução da perda de peso, sintomas gastrointestinais, dificuldades em relação às novas escolhas alimentares e exames bioquímicos e feita a análise corporal.

 

Para o sucesso do tratamento

A Nutricionista Bruna Turcato, que faz parte da equipe interdisciplinar do Equilibrium dá a dica: é importante fazer uso, sempre que solicitado, de suplementos alimentares, polivitamínicos, proteínas, que estão deficientes nas refeições e sua absorção está alterada devido ao processo cirúrgico. Os suplementos não engordam, apenas colaboram para que a estrutura da pele fique normal, que não ocorra perda de cabelo, que o organismo desempenhe todas as suas funções de maneira saudável. A princípio os suplementos serão sempre usados, juntamente com uma alimentação equilibrada.

Não se deve ingerir antes do combinado, alimentos ricos em açúcares e gorduras e bebidas alcoólicas, pois estes devem ser incluídos lentamente e após o 6º mês de cirurgia, explica ela. “Se consumidos antes e sem orientação podem causar a Síndrome de Dumping, que é um mal-estar generalizado com os seguintes sintomas: náuseas, fraqueza, suor intenso, desmaios e às vezes diarreia. Todos os sintomas ao mesmo tempo, neste momento não se deve tomar água para passar as sensações, pois a sensação pode piorar”, relata a nutricionista.

Bruna afirma que os alimentos diets podem ser consumidos desde o começo. “Sobre as refeições, estas devem ser conforme consta no cardápio planejado pelo profissional de nutrição, para que não ocorram desconfortos ao paciente e que o sucesso do seu tratamento seja satisfatório”, ressalta ela.

Para finalizar, ela dá a dica final: Em hipótese alguma deve-se consumir algo sem ser orientado, pois isso pode ser extremamente perigoso e colocar a vida do paciente em risco.

Ela afirma que está sempre à disposição para qualquer dúvida e que não é aconselhável ler coisas na internet, sem saber se é de algum site confiável. Solicitar a nutricionista da equipe é o melhor caminho, pois é ela quem sabe da evolução do paciente e técnica usada pelo médico responsável.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp