Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Entenda como funciona a cirurgia reparadora pós-bariátrica

  • Entenda como funciona a cirurgia reparadora pós-bariátrica

A melhora da diabetes, o desaparecimento de distúrbios do sono, problemas cardíacos entre outros, são benefícios evidentes após a realização da cirurgia bariátrica (gastroplastia) devido ao emagrecimento. Após uma grande perda de peso que ocorre normalmente em dois anos, o quadro se estabiliza e a pessoa finalmente tem o peso que tanto almeja. Porém, o excesso de pele e gordura acabam se tornando um grande problema para quem fez a cirurgia.


Em primeiro lugar é preciso levar em conta que operações reparadoras pós-cirurgia de redução de estômago não são meramente estéticas. As cirurgias de remoção de excesso de pele (retirada do avental abdominal, mamoplastia redutora e a braquioplastia) consistem no tratamento indicado contra infecções e manifestações propensas a ocorrer nas regiões onde a pele dobra sobre si mesma.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a pós –bariátrica, ou contorno corporal como também é conhecido, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e de flacidez.


Dra Daniele Pereira Nadalin, Cirurgiã Plástica que atua no Equilibrium – Centro Terapêutico da Obesidade, explica que a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação. Dessa forma os braços ficam flácidos, as mamas podem achatar e ficar com os mamilos apontados para baixo, o abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas,  resultando em uma saliência semelhante a um avental e as nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.


Mas antes de optar em fazer a cirurgia, é preciso levar em conta algumas questões, como por exemplo, se o peso já está estabilizado e se você está disposto a seguir as recomendações da equipe interdisciplinar e não abandonar o tratamento para que não recupere o peso de volta.


O ideal é que seu médico o avalie, assim como cirurgião plástico para que então você possa se submeter a reparadora pós-bariátrica. O resultado tende a ser uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves, que em essência, pode ser considerada a fase final do processo de perda de peso.


 

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp