Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

O perigo da obesidade e das doenças associadas

  • O perigo da obesidade e das doenças associadas

A obesidade é fruto da união de diversos fatores, como o patrimônio genético que carregamos e o estilo de vida pouco saudável. Abraçar atitudes saudáveis e ficar de olho em situações e comportamentos que favorecem o aumento de peso ainda continuam sendo os melhores caminhos para a prevenção da obesidade.


De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), desde 1980, os níveis de obesidade no mundo duplicaram. Em 2008, 1,4 bilhões de adultos acima de 20 anos estavam acima do peso, sendo que desses, 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres eram obesos.


E os dados são ainda mais alarmantes, pois 65%¨da população mundial vive em países onde o sobrepeso e a obesidade matam mais do que condições relacionadas com o baixo peso. E ainda existe o preocupante fato de que 40 milhões de crianças abaixo da idade de 5 anos estavam com sobrepeso em 2011.


 


O que acontece é que em muitos casos, a pessoa vai ganhando peso e nãod percebe. Geralmente, o ganho lento e gradual passa despercebido pelos parentes e amigos mais próximos e quem realmente nota é uma pessoa mais distante.


Diante do acúmulo de peso ao longo dos anos, a pessoa corre o risco de ter a obesidade como uma ameaça, caso nada seja feito. Não é somente a baixa autoestima que entra em questão neste caso, mas também o fato de que da faixa de sobrepeso, ela vai migrando para as classificações preocupantes e pode atingir a obesidade mórbida, associada à incapacidade funcional, redução da qualidade de vida,  redução da expectativa de vida e aumento da mortalidade.


É importante destacar com isso de que a obesidade é uma doença grave e que se torna ainda mais séria quando a pessoa atinge graus de superobesidade e superobesidade extrema.


Nestes casos e até mesmo antes disso, é preciso procurar tratamento correto, não ir atrás de dietas milagrosas e nem produtos que possam fazer mal à saúde, ter foco e disciplina para que alcance os resultados necessários.


Lembre-se que a doença obesidade não vem sozinha. Portanto, tratando a obesidade, você trata uma série de outras doenças e garante uma melhor qualidade e expectativa de vida.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp