Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

O que comer depois da cirurgia bariátrica

  • O que comer depois da cirurgia bariátrica

Depois de passar pelo processo de cirurgia bariátrica, muitos pacientes se preocupam com o que vão comer daquele dia em diante. Ter em mente de que será preciso fazer uma reeducação alimentar é o primeiro passo para não perder o foco e seguir com determinação o novo estilo de vida.


Nos primeiros 15 dias aproximadamente, o paciente bariátrico precisará fazer uma dieta líquida. Mas não é preciso de assustar nesta fase. O papel da Nutricionista é orientar, antes mesmo da cirurgia, qual o tipo de alimentos líquidos esta pessoa poderá consumir. Geralmente, os alimentos permitidos nessa dieta são chás, suco de frutas e legumes naturais, bebida de soja, água de coco, caldos de carne, frango, peixe ou legumes. A água é fundamental neste período, e deve ser consumida ao longo do dia, em pequenas quantidades. Neste período também é necessário tomar os suplementos prescritos pelo médico, a gim de garantir a quantidade de vitaminas que o corpo precisa.


Passados 15 dias de dieta líquida, o paciente estará liberado para entrar na fase de alimentação pastosa. Aqui, a Nutri também montará um cardápio, sugerindo opções que se encaixem no gosto do paciente. Normalmente neste período, é possível comer cremes de legumes, mingaus, purês de frutas cozidas ou cruas, purês de leguminosas, purês de leguminosas, proteínas ou vitaminas de frutas batidas com suco de soja ou água, por exemplo.


É sempre essencial que o paciente esteja realizando o acompanhamento da equipe interdisciplinar, pois nesta fase ele poderá tirar dúvidas quanto a estes alimentos, indicar se algum dos indicados não está fazendo bem, sugerir substituições à sua Nutricionista e relatar o seu processo evolutivo no tratamento.


Após 30 dias, o paciente entrará na dieta branda até chegar a consistência normal e a frequência de intervalo das refeições também evolui. Segundo a Nutricionista Larissa Ramos Silva, “os horários precisam ser rigorosamente seguidos em todas as etapas, para evitar a sensação de fraqueza. O paciente que seguir direitinho as recomendações do profissional de nutrição estará se alimentando nutricionalmente muito bem, sem falta de nutrientes” explica ela.


No final de sexto mês de cirurgia, se o paciente seguiu corretamente as orientações, estará ingerindo em média ¼ do consumo anterior ao da cirurgia. Estará também aceitando alimentos de todos os tipos e consistências, mas a sua reeducação alimentar pode ser fundamental para que ele mantenha os resultados e não volte a ganhar peso.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp