Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Saiba quais são as doenças mais comuns relacionadas à obesidade

  • Saiba quais são as doenças mais comuns relacionadas à obesidade

65 milhões de adultos e 10 milhões de crianças. Esses números alarmantes são dados de pessoas que sofrem com a obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que uma em cada três pessoas, esteja acima do peso no planeta, e as maiores causas do problema estão na má alimentação e na adoção de um estilo de vida sedentário. Mas o fator que preocupa ainda mais são as doenças associadas. Como se não bastasse, a obesidade traz consigo uma série de doenças que podem, e muito, afetar a qualidade de vida das pessoas. Confira quais são essas doenças e consulte um médico para saber se você sofre com alguma delas.


Diabetes do tipo 2 – Apesar da diabetes ser, em muitos casos, causada por fatores genéticos, a doença também afeta mais facilmente as pessoas que estão acima do peso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 246 milhões de pessoas (cerca de 6% da população adulta mundial) sofrem de diabetes. No Brasil, estima-se que 11 milhões de pessoas tenham a doença. Estresse, hábitos alimentares não saudáveis e vida sedentária são as principais causas da incidência da doença. Pessoas com excesso de peso têm risco de desenvolver diabetes três vezes superior ao de pessoas com peso normal.


Hipertensão – O excesso de peso corporal está diretamente relacionado com a hipertensão arterial. Os indivíduos que sofrem de obesidade possuem maiores chances de terem seus vasos sanguíneos comprimidos em razão principalmente do consumo excessivo de alimentos que fazem mal à saúde, como alimentos industrializados ricos em sal. Além disso, o sedentarismo juntamente com o consumo exagerado desses alimentos ricos em sódio, contribui para o aumento da pressão.


Doença cardíaca – De acordo com a associação americana do coração, a obesidade é fator de risco para doença arterial coronariana, que pode levar a um derrame ou ataque cardíaco. As pessoas com excesso de peso têm um risco aumentado de sofrer um ataque cardíaco antes do 45 anos. Já os adolescentes obesos têm um risco maior de ter um ataque cardíaco antes do 35 anos, comparado aos adolescentes não-obesos.


Problemas articulares - O excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura no corpo sobrecarrega todo o organismo, mas a coluna vertebral é afetada de modo particular. Na pessoa obesa, o peso do corpo pressiona as vértebras e desgasta as articulações, podendo ocasionar hérnia de disco. É comum o paciente sofrer com dores na coluna e nas articulações dos membros inferiores, como joelhos e tornozelos. Com a redução do peso corporal, é possível aliviar a carga sobre a estrutura óssea, suavizar as dores e minimizar a incidência de problemas articulares mais sérios.


Apneia do sono – Talvez você não conheça essa doença pelo nome, ou talvez nem saiba que tenha, mas a apneia é uma doença séria que gera paradas respiratórias involuntárias enquanto os indivíduos obesos estão dormindo. O motivo disso ocorrer, é o excesso de gordura nas áreas do pescoço e tronco, o que dificulta a respiração e ocasiona um fechamento repentino da faringe.


Depressão – Pessoas que sofrem com a obesidade possuem uma tendência mais elevada de desenvolverem um quadro depressivo em função de sua baixa autoestima, que os torna inseguros em relação ao próprio corpo e atrapalham as relações sociais e pessoais.


LEMBRE-SE:


Muitas pessoas se dizem pessoas obesas, mas felizes. Contudo, ter uma doença não é motivo de felicidade. Por trás da obesidade, há uma série de doenças que podem afetar e prejudicar diretamente a sua vida. Procure um médico, faça exames periódicos e trate a obesidade de forma séria e segura. Quem ganha é a sua saúde!

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp