Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Por que faço dieta e não emagreço?

  • Por que faço dieta e não emagreço?

Já faz quase um mês que você está naquela dieta saudável, comendo apenas aquilo que a Nutricionista orientou, mas mesmo assim, não vê resultados? Não se preocupe, você não está sozinho nessa. Mais do que comer de forma correta, é preciso viver de forma correta e isso está, não só em rever a comida, mas hábitos e opções que você tem no dia a dia, e quem sabe até procurar um médico para saber se está tudo em ordem. No post de hoje vamos esclarecer alguns dos motivos que podem estar sabotando a sua dieta e comprometendo a perda de peso.


 


Metabolismo lento

O metabolismo lento é o grande vilão da perda de peso. Além da questão genética, que é um dos grandes determinantes do funcionamento do corpo, outros fatores podem interferir na velocidade com que o corpo queima calorias, como a idade - depois dos 40 anos, ele diminui cerca de 5% a cada década; O gênero: homens, como possuem mais massa magra (músculos), queimam calorias mais rapidamente do que as mulheres; Quantidade de massa magra: os músculos, por serem mais pesados, solicitam mais energia ao corpo para funcionar. Por isso, para suprir essa necessidade muscular, pessoas com bastante massa magra tendem a ter o metabolismo mais acelerado; Alterações hormonais: os hormônios também afetam diretamente a forma como o corpo trabalha. Por isso, alterações hormonais provenientes do avanço da idade ou de doenças na tireoide, podem afetar a taxa metabólica.  O ideal é procurar um endocrinologista se você suspeita que seja isso que esteja atrapalhando sua perda de peso.


 


Stress

Sim, apesar de não ter nada a ver com a sua alimentação, o stress está diretamente ligado à sua dificuldade em perder peso. Esse estado afeta o equilíbrio da flora intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes, dessa forma o organismo da pessoa estressada tem dificuldade em processar os nutrientes dos alimentos e, por isso, a absorção de calorias aumenta. Tente ficar relaxado, não se estressar com pequenas coisas, como no trânsito ou no trabalho, e faça coisas que te dão prazer, como praticar exercícios físicos ou um hobby.


 


Radicalismo

Comer só saladas ao meio-dia ou à noite, não faz bem à saúde. A falsa impressão de que se está ingerindo pouca comida, pode cair por terra logo quando você se cansar dessa vida e resolver extrapolar. Além disso, alguns legumes são ricos em carboidrato, como o chuchu, o brócolis, a cenoura e abóbora. O ideal é manter um equilíbrio entre carboidrato integral, proteína magra, legumes e vegetais. Uma consulta com a Nutri é a melhor forma de montar um cardápio que você goste e não o faça desistir na primeira semana.


 


Sono comprometido

Quando dormimos mal, liberamos pouco hormônio leptina, que ajuda a regular a fome e a manter o metabolismo ativo, assim, nossa válvula de escape é buscar combustível nos alimentos. O ideal é ter uma rotina para se deitar e levantar, e dormir, cerca de 8 horas por noite.


 


Abusar do fim de semana

Quem faz dietas normalmente tem aquele dia em que “tudo pode”. Tudo bem ter esse dia, já que ninguém é de ferro, não é mesmo? O problema é quando todo fim de semana é motivo para extravasar e exagerar na comilança e no álcool.  Tente ser comprometido e focar na sua meta.


 


Procurar um endocrinologista e uma nutricionista é o primeiro passo para entender se há algo que esteja atrapalhando seus resultados. Se estiver tudo bem, eles serão seus incentivadores e, com foco e determinação, logo você chegará ao peso que almeja.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp