Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Fazer cirurgia bariátrica no verão?

  • Fazer cirurgia bariátrica no verão?

Com a estação do calor e da pouca roupa estimulando a preocupação com o físico e a saúde, a perda de peso torna-se um dos assuntos do momento. Longe da súbita lotação das academias de ginástica, comum nesta época do ano, a da adoção de dietas difundidas sem respaldo de um profissional da área, a perda de peso para pacientes com obesidade mórbida requer maiores cuidados.


O médico responsável pelo Centro de Tratamento da Obesidade Equilibrium, Élvio de Almeida Pereira, esclarece que pacientes obesos mórbidos que procuram tratamento pela primeira vez devem ser encaminhados a um programa de tratamento não cirúrgico com orientação alimentar, exercícios apropriados e mudanças de comportamento. Já pacientes candidatos a procedimentos cirúrgicos devem ser cuidadosamente avaliados por uma equipe interdisciplinar.


Mas nessa época do ano muitas pessoas se perguntam se realmente esse é o melhor período para realizar a cirurgia bariátrica e se ele interfere negativa e o positivamente na recuperação. Atualmente, o pós-operatório da cirurgia de redução de estômago é tranquilo, tanto no verão, quanto no inverno.


Quando o procedimento é realizado por videolaparoscopia, utilizando pequeninas incisões e uma micro câmera, a recuperação é mais rápida e mais confortável.


Neste período, deve-se evitar tomar sol por um período de 30 dias, além de não ir à praia, piscinas ou balneário. Mas o fato de ser verão não impede que a cirurgia seja realizada neste período, o que realmente importa é se a pessoa está disposta a se cuidar neste período e tirar alguns dias para repousar.


O verão tem suas “tentações’’, assim como no inverno. Se no inverno, a vontade de tomar um vinho e comer alimentos quentes e calóricas aumenta, no verão, as pessoas optam pela cerveja, frituras e doces gelados. Quando decidir fazer a cirurgia bariátrica, é preciso ter em mente de que esses alimentos serão evitados por um bom período.


A mudança de comportamento dos pacientes e o acompanhamento médico após a cirurgia são apontados como fatores preponderantes para o sucesso no tratamento. “Nenhum procedimento é totalmente efetivo sem uma seleção adequada dos pacientes, preparação para o procedimento e acompanhamento pós-operatório prolongado, necessário por toda a vida do paciente”, destaca o médico. O paciente deve estar apto a participar do tratamento e do acompanhamento prolongado, estar bem informado e motivado, além de apresentar risco cirúrgico aceitável. Fora isso, a estação não interfere em nada e a cirurgia bariátrica pode ser perfeitamente realizada no verão, outono, inverno ou primavera. Só depende do paciente aceitar essa mudança positiva em sua vida e estar disposto a seguir o tratamento de maneira correta!

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp