Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Cirurgia bariátrica metabólica poderá ser indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes tipo 2

  • Cirurgia bariátrica metabólica poderá ser indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes tipo 2

Conviver com a diabetes pode ser fácil, mas se ela fica descompensada, fora de controle, isto é uma ameaça grave para a saúde. Hoje, 14 milhões de brasileiros tem diabetes diagnosticada e muitos outros não sabem que tem a doença.

O que é diabetes? Diabetes tem cura?

A cirurgia bariátrica/metabólica realmente auxilia no controle do diabetes?

O diabetes TIPO 2 é uma doença multifatorial, crônica e progressiva.

Multifatorial - que depende de inúmeros fatores para se desenvolver, sendo a obesidade e o sobrepeso fatores importantes no desenvolvimento da doença pois o excesso de gordura leva à resistência periférica a insulina.

Crônica - que se mantém com o paciente até o final da vida sendo possível controlar mas não curar a doença. Na atualidade a cirurgia baríatrica/metabólica é o tratamento que quando indicado tem o maior tempo livre de doença, conseguindo manter o paciente sem remédios por anos.

Progressiva - que tem evolução ao longo dos anos levando a uma piora do quadro clínico do paciente. A velocidade desta evolução depende diretamente do controle diário da doença, ou seja a diabetes que esta sempre descontrolada em poucos anos estará causando danos em todo o corpo.

Pessoas magras também podem ter diabetes tipo 2. É raro, mas pode acontecer por uma disfunção das células produtoras de insulina localizadas no pâncreas. Vale lembrar que diabetes TIPO 1 é uma doença genética que na grande parte dos casos se desenvolve ainda na infância sem ter relação com fatores comportamentais como excesso de peso e má alimentação.

Controlar a diabetes é uma das maiores preocupações médicas e deveria ser do paciente também. A Diabetes descompensada traz diversos riscos para o paciente, causando perda da função dos rins, cegueira, aumentando o risco de infarto e doenças vasculares, piorando a imunidade, causando lesões nos nervos das mãos e pés fazendo com que acontece uma perda da sensibilidade e facilitando a lesão destes locais, entre outras. A doença esta relacionado com piora na expectativa e na qualidade da vida dos pacientes.

 

Diabetes não tem cura, mas pode ter controle total através da cirurgia bariátrica/metabólica

A cirurgia bariátrica/metabólica poderá ser indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, em dezembro de 2017 – a resolução Número 2.172, que traz novas regras e ampliam a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.

“A partir de agora, o procedimento está normatizado pelo CFM”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

A diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. “Cerca de 9% da população brasileira convive com a doença e são mais de 14 milhões de pessoas que poderão ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados.

Além do IMC e da ausência de resposta ao tratamento clínico, outros critérios para a indicação da cirurgia metabólica são a idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos e ter menos de dez anos de diagnóstico de diabetes.

 

Fonte: Bem-estar e SBCBM

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp