Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

Dia mundial da saúde: o que você precisa saber sobre a obesidade

  • Dia mundial da saúde: o que você precisa saber sobre a obesidade

O Dia Mundial da Saúde é celebrado amanhã, dia 7 de abril. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Em 2018, o tema escolhido é "Saúde para todos", o que resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.

Da mesma forma que a OMS, também acreditamos na importância da saúde para todos, principalmente quando o assunto é obesidade.

No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%. No último levantamento oficial feito pelo IBGE entre 2008/2009, já era perceptível o movimento crescente da obesidade.

 

O que é a obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo, que é causado, quase sempre, por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Infelizmente, esse excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apneia, derrame, entre diversas outras doenças que estão relacionadas à obesidade e podem levar à morte.

Os fatores genéticos também podem estar envolvidos no ganho de peso. Se seus familiares são obesos, você tem mais chances de também ser. Além disso, a família também ajuda na formação dos hábitos alimentares que começam lá na infância. A vida corrida também torna mais difícil planejar refeições e fazer alimentações saudáveis. Para muitos, é mais fácil comprar comidas prontas e comer fora. Não há soluções de curto prazo para a obesidade. O segredo para perder peso é ingerir menos calorias do que você gasta.

 

Diagnóstico

A obesidade é determinada pelo índice de Massa Corporal (IMC). Um cálculo simples, em que divide-se o peso, pelo quadrado da altura, através da fórmula: IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m).O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.

Em nosso site é possível fazer este cálculo.

Acesse: www.equilibrium.med.br/calcule-seu-imc/

 

Tratamento

Existem vários tipos de tratamento para obesidade. A primeira opção para se livrar do excesso de peso é o chamado tratamento clínico, que inclui dieta, exercícios e acompanhamento de interdisciplinar, formada por médicos, nutricionista, psicóloga e educador físico. O objetivo é conscientizar o paciente da necessidade de trocar o sedentarismo e a má alimentação por hábitos de vida mais saudáveis que contemplem atividade física e dieta balanceada.   Nos casos em que a obesidade traz prejuízos à saúde e o tratamento clínico se mostra ineficaz, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. O método é conhecido como cirurgia bariátrica. Existem vários tipos de cirurgias disponíveis, mas o método mais comum e considerado eficaz é o Bypass Gástrico, segundo o médico Elvio de Almeida Pereira, Cirurgião Bariátrico do Equilibrium.

 

Dica importante

Lembre-se: Somente um médico pode dizer qual é o tratamento mais indicado para o seu caso, através de uma avaliação física e de exames. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. A melhor maneira de mudar é aceitar que você tem uma doença e que precisa dar o primeiro passo para combatê-la.

Se precisar de ajuda, entre em contato conosco através do telefone (55) 3322.8144. Cruz Alta – RS.

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp