Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

O papel da nutrição na cirurgia bariátrica

  • O papel da nutrição na cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é atualmente o método mais eficaz no controle da obesidade, indicado para pacientes que não atingiram o sucesso com tratamentos prévios, como terapia medicamentosa e mudança de estilo de vida.

Na rotina da equipe interdisciplinar no pré e pós-operatório, deve-se salientar a importância da atuação da nutricionista em todo o processo da cirurgia bariátrica e metabólica.

Isso porque o processo de reeducação alimentar, muitas vezes pode ser considerado um processo de educação alimentar. Pois alguns pacientes nunca tiveram uma alimentação adequada ou ela acabou se perdendo ao longo do tempo.

O paciente deve ser orientado que a alimentação vai muito além da quantidade de calorias ingeridas, envolve prazer, afeto, companhia e acima de tudo, nutrientes indispensáveis. A Nutricionista exerce esse papel antes, durante e depois da cirurgia bariátrica, apresentando opções de acordo com o paladar de cada paciente, além de orientar mudanças nos hábitos alimentares, como mastigação correta, redução no consumo de alimentos industrializados e, principalmente, conscientização de que a cirurgia não representa o fim dos problemas, mas sim o começo da solução e que o emagrecimento é um processo que vai caminhar de mãos dadas com a equipe interdisciplinar.

Além do suporte alimentar, o nutricionista também atua na reposição vitamínica-mineral, que é consensual e recomendada para todos os procedimentos.

Algumas dúvidas mais frequentes de pacientes no pós-operatório com relação a parte nutricional:

Quando estarei comendo normalmente? Após passar pelas fases de dietas. Depois do 2º mês pós-cirúrgico, o paciente já deve estar com a consistência normal porém devido ao procedimento estará ingerindo quantidades menores de alimento.

Quando vou poder comer doces e tomar bebidas alcoólicas? Recomenda-se após seis meses após a cirurgia bariátrica, mas é claro, de forma moderada, lembrando que essas opções devem ser escolhas esporádicas e não fazer parte da rotina

Vou poder tomar chimarrão? Com certeza, a bebida é muito apreciada pelos gaúchos, por isso não se preocupe que após o segundo mês você poderá apreciar seu mate

Terei que tomar suplementos pela vida toda? No início do 2º mês é quando o paciente inicia a suplementação de poli vitamínicos e proteína.  Algumas vitaminas absorvidas pela porção do estômago ressecada terão sim que ser administradas durante toda a vida do paciente, as demais serão avaliadas pela nutricionista/médico , variando de acordo com cada paciente, por isso é tão importante que ele sempre compareça às consultas do pós-operatório, já que isso também será sempre reavaliado.

É importante que a relação nutricionista e paciente seja clara e franca, a fim de que o paciente atinja e mantenha a perda de peso de forma saudável, sem carências nutricionais e sem intercorrências.

Gostou deste tema e quer saber mais sobre o papel da nutricionista? Envie um e-mail para nutri@equilibrium.med.br

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp