Equilibrium - Opção pelo bem estar
Menu

A cirurgia bariátrica é indicada apenas para obesos mórbidos?

  • A cirurgia bariátrica é indicada apenas para obesos mórbidos?

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil cresceu 60% em 12 anos e 18,9% das pessoas das capitais brasileiras, com mais de 18 anos, sofrem com a obesidade.

Diante desta realidade, a procura pela cirurgia bariátrica cresce a cada ano. Mas muitos se perguntam: somente obesos mórbidos podem fazer essa cirurgia?

 

Primeiro é importante entendermos o que é obesidade mórbida

A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é classificada como grau 3, que é mais grave, pois, a este nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida da pessoa.

De forma geral, a cirurgia bariátrica é indicada para as pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corporal acima de 40) e moderada (índice de massa corporal maior que 35), quando associada a outras doenças, como diabetes e hipertensão. Porém é preciso avaliar uma série de aspectos nesse sentido e olhar cada paciente como um caso específico.

Por exemplo, existem pessoas que têm um IMC de 44 ou 45 que, às vezes, não tem nenhum problema de saúde a não ser o excesso de peso. Às vezes, há paciente com IMC 32 que apresentam quadro de diabetes e hipertensão. Por isso essa avaliação é fundamental antes de dizer se a pessoa está apta ou não à cirurgia bariátrica. Tudo vai depender do grau de obesidade, doenças associadas, tentativas de emagrecimento correto, sem resultados, exames, entre outras coisas.

Outra questão é o tratamento clínico. Antes de indicar a cirurgia bariátrica o ideal é que os pacientes tenham sido submetidos há dois anos de tratamento clínico. No entanto, se os resultados não forem satisfatórios, é preciso ser claro com o paciente e encaminha-lo para a cirurgia.

É muito difícil olhar um paciente, sem examiná-lo e avaliá-lo e dizer se ele está apto ou não a cirurgia, somente baseados no seu peso e IMC. Por isso a consulta com o médico é fundamental. É neste momento em que ele irá “checar” a vida do paciente e entender se este é o momento certo para sua cirurgia, independente de um quadro de obesidade mais severo ou moderado.

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos em sua página. Se desejar marca uma consulta para saber mais, ligue para 55.3322.8144 ou envie sua mensagem para nós neste link (link com o formulário de contato do site).

© 2021 Equilibrium - Opção pelo bem estar
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.
Atendimento via WhatsApp